Emagreci com a cirurgia bariátrica: e agora? O plano de saúde cobre cirurgia reparadora?

19 de setembro de 2023 

Por conta da saúde física e mental, a sua recomendação médica foi realizar a cirurgia bariátrica. Depois de tantos sacrifício, dores, privações, você emagreceu e melhorou a sua saúde! 

Agora, a preocupação estética pode acabar surgindo. Afinal, houve uma grande mudança no seu corpo e você pode ter excesso de pele, causando prejuízos físicos e emocionais novamente. 

Pesquisando possibilidades sobre o que fazer diante disso, pode ser que você tenha achado alguns artigos. Por exemplo, o “Como evitar a flacidez após a cirurgia bariátrica?”, do Instituto de Medicina Sallet ou, ainda, o artigo “Excesso de pele após o emagrecimento pós-bariátrica: como funciona?”, da Dra. Luciana L. Pepino, dentre tantos outros. 

Com certeza você encontrou sobre as cirurgias reparadoras pós-bariátrica. Mas pode ter ficado com uma grande dúvida: o plano de saúde cobre? 

Apesar de ser uma cirurgia plástica, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu no dia 13/09/2023 que o plano de saúde deve cobrir a cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica, tendo em vista que decorre do tratamento de obesidade mórbida. 

Além disso, se há indicação médica para a realização do procedimento estético e reparador não há o que falar em negativa do plano de saúde. 

Antes era necessário entrar com uma ação judicial para tentar conseguir autorização do juiz para a realização do procedimento cirúrgico reparador.  

Claro, pode ser que o plano de saúde traga uma negativa de custear o procedimento. Entretanto, o STJ decidiu que se houver dúvida sobre o caráter estético e reparador, a operadora do plano de saúde pode usar junta médica para resolver isso, sendo paga pela operadora e não trazendo prejuízos ao beneficiário em caso de parecer desfavorável para ele. 

Portanto, apesar do Superior Tribunal de Justiça entender que a cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica deve ser coberta pelo plano de saúde, pode ocorrer negativa por parte do plano.  

Nesse caso, é de extrema importância buscar orientação jurídica especializada quando houver negativa de procedimento a fim de conseguir a melhor solução possível para o seu caso.  

Afinal, a ideia é diminuir ao máximo os seus prejuízos emocionais e de saúde, já que você não precisa passar por isso sozinho.  

 

Se você deseja falar com um especialista sobre o tema, clique no botão “atendimento online”. 

Leia mais em:

“Quero fazer uma cirurgia plástica, o plano de saúde cobre?

“Negativa do plano de saúde: soluções possíveis”

Fabiane Rosa é advogada, especializada no Direito Médico e da Saúde, com atuação transparente e humanizada.  

O Escritório Fabiane Rosa Advocacia Médica e da Saúde tem atuação presencial em Curitiba/PR, mas atende todo o país por meio de atendimento on-line, com consultorias e acompanhamento de processos. 

Whatsapp: (41) 98877-2971 

E-mail: [email protected]

Receba a newsletter!